quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Até onde vai a ambição?

Uma escada para o céu - John Boyne


Para Maurice Swift e seu maquiavelismo nada pode barrar seu estrelato no mundo literário. Oportunismo e perfídia passam a ser seus companheiros na busca pelo sucesso desde cedo e o acompanham ao longo da vida, mesmo encontrando-se no fundo do poço.

De origem humilde e com pouco incentivo dos pais, ele sai de casa para trabalhar e perseguir seus ideais. Apesar dessa atitude parecer nobre, revela-se uma pessoa narcisista e sem pudores, com traços cruéis e quase psicopatas, não enxergando
em suas atitudes a maldade para com o próximo.

Um enredo cativante sobre o denominado "furto literário" e a apropriação de ideias que convida o leitor a refletir sobre o tema e delimitar para si mesmo qual o limite entre desenvolver um pensamento que não é seu e dar como sua história alheia. Ambos conceitos antagônicos.

Esse é meu segundo contato com o autor e gostei bastante do livro que, a meu ver, pecou apenas no desfecho previsível. No início a narrativa demora um pouco a pegar ritmo mas depois é quase impossível parar de ler até saber tudo o que aconteceu com os personagens.

Maurice é exatamente como descrito no livro: cativante e perigoso. Não dá para dizer se você simpatiza com ele, que sempre traz muitos argumentos para seus atos, ou se detesta seu caráter duvidoso e doentio.

Para quem gosta de John Boyne é um livraço sim que merece a devida atenção. Traz, também, alguns aspectos históricos interessantes que contribuem para a aclimatação da leitura. Recomendo!

Nota: ⭐⭐⭐⭐
Editora: Tag Inéditos/ Companhia das Letras
Páginas: 336

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a resenha.