sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Cômico.

O alienista - Machado de Assis


Neste clássico conto machadiano, acompanhamos o surgimento da Casa Verde, instituição dedicada à pesquisa psicopatológica, idealizada pelo celebre cientista Simão Bacamarte.

Muito respeitado em Itajaí, o alienista então inicia seus estudos confinando aos alicerces da Casa os considerados, por ele mesmo, mentecaptos ou, mais precisamente, os loucos. 

Mas a linha entre sanidade e loucura é de difícil construção para Bacamarte. Assim, a cada semana, aumentam os números daqueles considerados alienados pelo doutor, não havendo escapatória mesmo para os cidadãos mais ilustres, e sãos, o que culmina na revolta da população que se ergue em revolução contra Simão e a Câmara, que parecem agir em conluio.

Com enredo inteligente e cômico Machado presenteia o leitor com uma breve história rica e divertida. Não é a toa que seus contos são tão aclamados e que ele continua sendo um grande nome da literatura brasileira.

O alienista foi publicado em 1882, entretanto guarda uma linguagem atual, característica do escritor, fato que vai agradar a todos os leitores, sem sombra de dúvidas. 

Claro que eu sou suspeita para opinar pois adoro tudo o que ele escreveu, mas procure saber mais sobre sua obra e verá que não estou sozinha nessa. Portanto, se você nunca leu nada do autor, faça um favor por si mesmo e adicione esse livro à sua lista de leituras.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
Editora: Tag Inéditos / L&PM pocket
Páginas: 80

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a resenha.