terça-feira, 30 de outubro de 2018

Tempestade de emoções.

⭐⭐⭐

O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

Há muito tempo escuto falar deste livro. Curtinho, rápido de se ler, com uma capa bonita: combinação excelente para uma compra sem pensar ou um interesse imediato. Entretanto, apesar das poucas páginas, Neil Gaiman dedicou muito sentimento para esta história que, confesso, é um tanto quanto confusa.

O enredo gira em torno de algumas memórias de infância. Um homem retorna para uma cidadezinha onde costumava morar aos sete anos de idade afim de comparecer a um funeral. Em meio a sua aparente perda, com necessidade de fugir da realidade, procura refúgio na fazenda da família Hempstock, a qual possui uma importância singular nos eventos transcritos no decorrer da narrativa.

Ao sentar em um banquinho a beira de um lago nos fundos da propriedade, sua memória começa a se reavivar, trazendo a tona eventos há muito tempo esquecidos. Um menino que sempre adorou ler, tem sua inocência da infância rachada pelo suicídio de um homem que viveu na sua casa. E é a partir desse fato que a história se desenrola, desafiando o leitor a decidir se essas experiências da infância do homem são reais ou apenas o enfrentamento de situações difíceis aos olhos de uma criança com muita imaginação.

O que achei?

Apesar da leitura ser muito fluida e de o autor ter conseguido prender minha atenção até o fim da história, confesso que fiquei um pouco perdida. Não há começo, meio e fim. Parece um conto, um enredo nascido para ser curto, breve, mas que acabou crescendo sem controle do Gaiman.

A minha sensação foi a de que esqueceram os últimos capítulos. Falta um propósito para a história no meu ponto de vista.

Eu recomendo a leitura, mas não para aqueles que desejam um primeiro contato com esse autor. Eu fiquei um pouco desanimada de ler outras coisas dele, mas assim que surgir o interesse me debruçarei sobre outra obra dele, mesmo com tantas ressalvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a resenha.