domingo, 14 de outubro de 2018

Cuidado, você pode ser devorado por um inseto!

⭐⭐⭐

Selva de Gafanhotos - Andrew Smith

Já tinha escutado falarem muito sobre Andrew Smith e por influência do booktube acabei comprando este livro. O tempo foi se passando e toda vez que lia a sinopse desistia no ato de iniciar a leitura. Este ano, porém, resolvi enfrentar essa minha resistência. De um lado ficou o alívio por ter terminado mais um livro na minha estante que não para de crescer, do outro ficou a sensação de que esse livro não era para mim.

Em "Selva de Gafanhotos" acompanhamos a narrativa do fim do mundo pela perspectiva de Austin, um adolescente que está bem confuso em relação ao seu namoro com Shann e o que sente pelo seu melhor amigo Robby. Junte isso ao apocalipse e é claro que tudo fica ainda mais dramático.

Austin tenta equilibrar a narrativa de uma história bem sangrenta com pitadas de humor e sarcasmo, além de suas várias e várias constatações e a necessidade de fumar o tempo todo. Fora o fato de tudo, eu disse TUDO, deixar ele com tesão (perdi a conta de quantas vezes li essa palavra nos mais variados contextos, do mais normal ao bizarro).

O que achei?

Não adianta me dizer que ele é um adolescente e que adolescentes pensam "naquilo" o tempo todo. O autor tinha que ter pisado no freio um pouco porque o menino ficou parecendo um depravado.

A história por trás do apocalipse é bem interessante e foi a única coisa que me segurou na leitura até o fim. Fui perseverante e otimista quanto ao desfecho e nesse ponto não fui decepcionada. Embora tenha me embrulhado o estômago muitas vezes achei esse apocalipse bem real, fidedigno.

Precisei revirar os olhos muitas vezes durante a leitura para segurar a raiva do protagonista. Não porque ele tinha atitudes idiotas, pois isso ele tinha mesmo e eu já esperava, mas pela capacidade de falar grandes bobagens o tempo todo. A mim não convenceu, mas sei que esse livro agradou muita gente. Daí porque eu disse que ele não é para mim. Mas pode ser para você.

Se você resolver encarar essa leitura vá de mente aberta e sem culpa. Eu não gostei mas isso é puramente pessoal e ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a resenha.