quarta-feira, 22 de abril de 2015

Desmistificando a vanguarda do "spin off".

Você sabe o que é "spin off"?


Ei você! Ávido leitor. 

Atualmente, no mundo da leitura é muito comum nos depararmos com o termo "spin off". Para quem fica um pouco confuso trata-se de uma obra derivada de outra(s), na qual alguma parte do texto original é enfatizado. Mantém-se assim o mesmo universo, porém com personagens diferentes ou retirados do livro que originalmente foi publicado. Isto geralmente ocorre com os best-sellers e grandes queridinhos do público, devido ao enorme sucesso.

É o caso, por exemplo, do livro "A Música do Silêncio", de Patrick Rothfuss, lançado a partir do mundo idealizado em "O Nome do Vento" e "O Temor do Sábio", do mesmo autor.

É claro que isto não acontece somente com a literatura, existem muitos filmes e séries de tv neste mesmo contexto. A exemplo, temos a mais nova série da Netflix, "Better Call Sall", derivada de "Breaking Bad". Mas deixemos os cinéfilos e companhia para lá e voltemos ao que interessa.

Se você acha que "spin off" é coisa nova está redondamente enganado. Fiz uma pesquisa em alguns sites sobre o assunto e alguns dizem que o primeiro caso deste fenômeno surgiu em 1941, outros citam a sua aplicação na área de tecnologia, programas de rádio, televisão, etc. 

Porém, meus caros, eis que eu, lendo "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis (1881), percebo que Brás é amigo de ninguém mais, ninguém menos que Quincas Borba, cujo livro foi escrito em 1891. Ou seja, um brasileiro foi precursor desta modalidade de novos lançamentos literários. Não que ele tenha sido o primeiro, mas um dos primeiros a utilizar este recurso.

Inclusive, ainda em Memórias Póstumas, Machado de Assis apresenta no final do livro um alienista, e em 1882 cria um conto entitulado "O Alienista". Deste último caso não tenho certeza se é ou não a mesma personagem, mas tudo indica que pode ser sim, dado a proximidade das duas publicações.

E você? Gosta de um "spin off"? 

Eu acho muito interessante. Diversas vezes encontro livros em que gostaria de saber mais sobre a história de determinada personagem e fico "a ver navios". É daí que surgem as famosas fan fics, onde os fãs escrevem suas versões para a trajetória de protagonistas e afins. Mas as fan fics também atuam para dar destino diverso a uma história tão querida, pois nem sempre ficamos felizes com os finais que são dados pelos autores, não é mesmo?

Compartilhem comigo qual o seu "spin off" favorito e qual gostaria de ver logo logo. Abraços e voltem sempre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário sobre a resenha.