sexta-feira, 11 de julho de 2014

Qual a cor do cavalo branco de Napoleão?

"Resposta Certa" é um livro para quem precisa se distrair um pouco e ver como as situações do cotidiano podem ser ridiculamente engraçadas, quando não vergonhosas para nós.

O autor David Nicholls traz para o leitor o ano de 1985, com a perspectiva de Brian Jackson, iniciante no curso de Literatura Inglesa.

Brian perdeu o pai quando tinha apenas 12 anos de idade. Os dois tinham como hobby assistir juntos ao programa "Desafio Universitário", um quiz sobre conhecimentos gerais. 

Logo quando Brian está ambientando-se em sua nova vida acadêmica, se depara com a oportunidade de participar do show e, de quebra, vislumbra pela primeira vez Alice Harbinson que, de acordo com ele, é o resumo da perfeição.

O livro passa a narrar em primeira pessoa tudo o que se passa na cabeça de Jackson e como ele decide encarar cada situação em sua vida, tudo em mínimos detalhes recheados de sarcasmos, ironias e uma excelente dose de humor. Tudo mesmo, desde a decisão acerca do melhor corte de cabelo até os seus pensamentos mais luxuriosos sobre Alice.

Brian é tão espirituoso e esperto que cheguei a conclusão de que ele é como o wikipedia ambulante, pois ao longo da vida foi capaz de angariar um conhecimento amplo sobre diversos temas, da ciência à arte, e por aí vai.

Acho que não encontrei uma página sequer nesse livro que não me fizesse rir. Muitas vezes você se compadece do protagonista, por seu jeito desastrado e confuso, em outras você se enxerga na pele dele, rindo de si mesmo por já ter pensado coisas muito parecidas ou, ainda, por ter feito as mesmas burradas. Sem contar os delírios apaixonados de Brian por Alice, que se não fossem cômicos seriam trágicos.

Enfim, acho que Jackson se empenha muito em ser aquilo que nunca será. Algo corriqueiro de se ver em um cara que não possui muita confiança em si mesmo, tem apenas 19 anos, muitas espinhas na cara e uma vida sexual tendendo ao zero absoluto. Nem vou mencionar seu porte atlético e sua performance na pista de dança. Vou ficando por aqui.

-Você vai ler esse livro?
-Sim.
-RESPOSTA CERTA.


4 comentários:

  1. O livro parece ser bem interessante, vou procurá-lo na próxima vez que for na livraria. Adorei a resenha, parabéns!

    porenseetcs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por dar uma passadinha no blog! O livro de fato vale a pena ser lido. Abraços.

      Excluir
  2. Nossa, sempre tive vontade de ler esse livro, depois que li 'UM DIA' do mesmo autor, mas sempre ouvi muitas críticas negativas a respeito, e nunca tive coragem de comprar para ler. Mas adorei sua resenha e já estou repensando... acho que vou comprar próximo ano pra ler.
    http://sonambulismoliterario.blogspot.com.br/
    Mar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marmel, eu não li "Um Dia" mas acabei vendo o filme. Eu acho que são dois livros muito diferentes e fiquei surpresa ao saber das críticas negativas em relação a este. Acho que vale a pena mesmo você repensar! Um grande abraço e obrigada pela atenção.

      Excluir

Deixe seu comentário sobre a resenha.